Indicação: Ozempic® contém o princípio ativo semaglutida. Ozempic® é usado, em conjunto com dieta e exercícios, para tratar pacientes adultos com diabetes tipo 2 não satisfatoriamente controlada (nível de açúcar no sangue permanece muito alto).
Ozempic® é usado:
- sozinho - se sua glicemia (açúcar no sangue) não for bem controlada somente com dieta e exercícios, e você não puder usar metformina (outro medicamento para diabetes)
- com outros medicamentos para diabetes – quando eles não são suficientes para controlar seus níveis glicêmicos. Esses outros medicamentos podem incluir: antidiabeticos orais (como metformina, tiazolidinediona (TZD), sulfonilureia) ou insulina.
Contraindicação: Ozempic® não é uma insulina e não deve ser utilizado se: você tem diabetes tipo 1 (uma condição na qual seu organismo não produz insulina); se você tem cetoacidose diabética (uma complicação do diabetes com glicemia (nível de açúcar no sangue) alta), dificuldade para respirar, confusão, sede em excesso, hálito com odor adocicado, ou um gosto metálico na boca; se você ou alguém da sua família já teve um tipo de câncer de tireoide chamado carcinoma medular de tireoide (CMT), ou se você tem uma condição do sistema endócrino chamada síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (NEM 2), consulte seu médico.
Reações adversas: Sensação de enjoo (isso geralmente desaparece ao longo do tempo), diarreia (isso geralmente desaparece ao longo do tempo), vômito e baixa glicemia (hipoglicemia) quando Ozempic® é utilizado com outro medicamento antidiabético, indigestão, inflamação do estomago, refluxo ou azia, dor no abdome, inchaço do abdome, constipação, arrotos, cálculo biliar, sensação de tontura, sensação de cansaço, perda de peso, perda de apetite, gases (flatulência), aumento de enzimas pancreáticas (como lipase e amilase).